A influência que as percepções sobre os pais exercem na formação psíquica dos filhos
Maria Cristina Barros CartaxoMaria Cristina Barros Cartaxo
Este livro apresenta a dissertação do Doutorado em Psicologia Social, onde se tenta compreender a temática da família em suas formas de se organizar, tomando especificamente as percepções dos filhos sobre as figuras parentais e as influências que estas percepções podem exercer sobre a construção psíquica e relacional desses filhos.
A discussão em torno da temática da família é sempre relevante e passível de ser aprofundada, pois, é nela que os indivíduos aprendem os valores e normas que regulam a vida dos grupos significativos a que pertencem.
A função parental possui um papel central na formação do psiquismo infantil e no desenvolvimento da personalidade do adulto, sobretudo no aspecto relacional.
Além de mediar as relações entre a criança e a sociedade, no interior de suas relações, a família torna-se transmissora de padrões comportamentais, hábitos, atitudes e linguagem, oferecendo assim as bases do desenvolvimento da subjetividade, da personalidade e da identidade.
Embora reconheçamos que se abriu espaço para refletir sobre a temática da família, este trabalho vislumbra a necessidade de ampliar o conhecimento neste campo e deixa em aberto o ensejo de estudos mais aprofundados que abarcam a família e sua forma de se estruturar e se organizar.