Pedro Tavares de Souza tem 85 anos de idade. É oriundo das zonas rurais de Bastos, interior do Estado de São Paulo. Fez o curso primário com dificuldade e o ginasial como serviçal do Ginásio São José de Basto, dos padres Fransicscanos. Jovem, mudou-se para a cidade de São Paulo onde foi incorporado ao Exército Brasileiro.
No exército fez os cursos que lhe deram direito à promoções até Capitão, onde chegou. Foi Sargento de Tiros de Guerra no interior do Estado de São Paulo, preparando jovens para a reserva do exército.
Em 1965/66 foi integrado ao Batalhão Suez passando um ano na Faixa de Gaza, como integrante da ONU, onde procurou se relacionar com os árabes, inclusive com beduínos. Foi ao Cairo várias vezes, à Alexandria, à Luxor no alto Rio Nilo. Foi ao Monte Sinai, também à Jerusalém, à Beirute, no Líbano, à Damasco, na Síria, assim como à Europa viajando lá quase um mês, e indo até Berlim oriental comunista, sempre observando e pesquisando.
De volta ao Brasil, fez o curso clássico e a Faculdade de Direito de Osasco, a FIEO, bacharelando-se em Direito Civil. Escreveu e publicou os livros: O Brasil, o mundo e o futuro; Brasil, fronteiras abertas; O apocalipse não acontecerá; Brasil, um país rico e indigente, e Deus existe, mas não interfere.