A. Proença da Cunha, Odete Rodrigues da Cunha, Mafalda Portugal

ANTÓNIO PROENÇA MÁRIO AUGUSTO DA CUNHA

 

Doutor em Farmácia pela Universidade de Genebra (Suíça) em 1962 e pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto em 1964 é desde 1977 Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Após o Doutoramento teve a regência teórica de várias disciplinas pertencentes à área da Farmacologia (Farmacodinamia Experimental, Farmacologia I, Farmacologia II, Fisiologia Humana e Fitoterapia) e da área da Química (Farmacognosia I, Farmacognosia II e Matérias Primas de Origem Natural).

Colaborou em projetos de investigação no Núcleo de Estudos de Plantas do Ultramar da Junta de Investigação do Ultramar.

Dirigiu vários projetos de Investigação no âmbito das Plantas Medicinais e Óleos Essenciais e colaborou em programas ALFA da União Europeia e CYTED (Programas de Desenvolvimento Ibero-americano de Ciência e Tecnologia), nas Redes Internacionais “MEDUSA” e “PLINE” que envolvem o estudo de plantas úteis e plantas tóxicas da região Mediterrânica. Foi Diretor do Laboratório de Farmacognosia da Faculdade de Farmácia de Coimbra desde 1980 até á sua jubilação em Dezembro de 2001.

Tem colaborado em diversos Cursos de Extensão Universitária, em Jornadas Farmacêuticas, em Lições e Conferências. Tem participado em numerosas reuniões nacionais e internacionais com apresentação de comunicações na área da Farmacognosia, da Fitoquímica e da Farmacologia.

Foi membro da Comissão da Farmacopeia Portuguesa.

Tem sido convidado a nível da U.E. para analisar projetos no campo das plantas aromáticas e medicinais.

Orientou dissertações de Doutoramento na área da Farmacognosia e da Fitoquímica e, também dissertações do Mestrado em Biologia Celular e Tecnologia do Medicamento.

É Presidente da Sociedade Portuguesa de Fitoquímica e Fitoterapia (SPFITO).Tem mais de duzentas publicações em revistas nacionais e estrangeiras da especialidade. Publicou como autor e coautor vários livros didáticos, sendo os últimos: Atualização do 3º volume da obra “Farmacognosia” de Aloísio Fernandes Costa, Ed. F. Calouste Gulbenkian (2001), “Efeitos Tóxicos por Plantas Espontâneas de Portugal”, Ed. Associação Nacional das Farmácias (2001), “Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia”, Ed. F. Calouste Gulbenkian (2003), com 4ª edição em 2012, “Plantas e Produtos Vegetais em Cosmética e Dermatologia”, Ed. F. Calouste Gulbenkian (2004) com 4ª edição 2008, “Farmacognosia e Fitoquímica”, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2005) com 3ª edição em (2010), “Plantas Aromáticas em Portugal – Caracterização e Utilizações”, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2007), com 2ª edição 2009, “Plantas na Terapêutica – Farmacologia e Ensaios Clínicos”, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2007), com 2ª edição em 2010, “Plantas Medicinais da Farmacopeia Portuguesa”, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2008) com 2ª edição 2011, “Cultura e Utilização das Plantas Medicinais e Aromáticas”, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2011), “Plantas Aromáticas e Óleos Essenciais – Composição e Aplicações” Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2012), “Aromaterapia, Fundamentos e Utilização” Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2013), “Especiarias e Plantas Condimentares – Origem, Composição e Utilizações” Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2015) e “Manual de Plantas Medicinais – Bases Farmacológicas e Clínicas” Ed. Dinalivro (2017).

Organizou, recentemente, de colaboração o “Curso de Fitoterapia por Internet” com o link: http://cursofitoterapia.weebly.com), no “Curso de Plantas em Cosmética e em Dermatologia por Internet” com o link: http://cursocosmedermo.weebly.com. e no “Curso de Plantas Aromáticas, Óleos Essenciais e Aromaterapia por Internet” com o link http://cursoaromaticas.weebly.com) e o Curso de plantas e cogumelos imunoestimulantes, plantas em situações de fraqueza e de fadiga e plantas no excesso de peso e na obesidade por Internet com o link http://cursoimunoeadapto.weebly.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ODETE LURDES RODRIGUES ROQUE

 

Licenciada em Farmácia em 1957, desempenhou funções de Assistente na Faculdade Farmácia da Universidade de Coimbra de 1968 a 1977.

Em 1977 foi contratada como Investigadora nessa Faculdade e, tendo em 23 de Fevereiro de 1988 sido aprovada em concurso público para Investigadora Principal da mesma Faculdade de Farmácia.

Tem colaborado em diversos Cursos de pós-graduação e Jornadas de Formação Profissional no domínio da preparação e do controlo analítico de fármacos vegetais e formas farmacêuticas.

Tem colaborado em vários projetos de Investigação no Centro de Estudos Farmacêuticos da Universidade de Coimbra no domínio das plantas medicinais e de óleos essenciais, realizados no Laboratório de Farmacognosia da Faculdade de Farmácia de Coimbra.

Participou em numerosos Congressos e outras Reuniões Científicas no País e no estrangeiro, com apresentação de comunicações. Na área das plantas medicinais e das aromáticas onde exerceu a investigação, tem mais de 50 trabalhos publicados em revista nacionais e internacionais.

Organizou, recentemente, de colaboração o “Curso de Fitoterapia por Internet”, o “Curso de Plantas em Cosmética e em Dermatologia por Internet” e o “Curso de Plantas Aromáticas, Óleos Essenciais e Aromaterapia ”.

Publicou como coautora os livros didáticos: “Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia”, Ed. F. Calouste Gulbenkian (2003), com 4ª edição (2012), “Plantas e Produtos Vegetais em Cosmética e Dermatologia”, Ed. F. Calouste Gulbenkian (2004) com 4ª edição (2012), “Farmacognosia e Fitoquímica”, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2005), com 4ª edição (2013), “Plantas Aromáticas em Portugal – Caracterização e Utilizações”, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2007), com 3ª edição (2014), “Plantas na Terapêutica – Farmacologia e Ensaios Clínicos”, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2007), com 2ª edição (2010), “Plantas Medicinais da Farmacopeia Portuguesa” Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2008) com 2ª edição (2011), “Cultura e Utilização das Plantas Medicinais e Aromáticas”, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2011), “Plantas Aromáticas e Óleos Essenciais – Composição e Aplicações” Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2012), “Aromaterapia, Fundamentos e Utilização” Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2013) e “Especiarias e Plantas Condimentares – Origem, Composição e Utilizações” Ed. Fundação Calouste Gulbenkian (2015) e “Manual de Plantas Medicinais – Bases Farmacológicas e Clínicas” Ed. Dinalivro (2017).

Colabora no “Curso de Fitoterapia por Internet” com o link: http://cursofitoterapia.weebly.com), no “Curso de Plantas em Cosmética e em Dermatologia por Internet” com o link: http://cursocosmedermo.weebly.com. e no “Curso de Plantas Aromáticas, Óleos Essenciais e Aromaterapia por Internet” com o link http://cursoaromaticas.weebly.com) e o Curso de plantas e cogumelos imunoestimulantes, plantas em situações de fraqueza e de fadiga e plantas no excesso de peso e na obesidade por Internet com o link http://cursoimunoeadapto.weebly.com.

 

 

 

MAFALDA PROENÇA DA CUNHA CARVALHO PORTUGAL

 

Tem o Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. No âmbito de programas de mobilidade estudou e realizou estágios clínicos na Faculté de Médecine de Strasbourg (Estrasburgo, França) e na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal). Atualmente a realizar o internato de Medicina Geral e Familiar na Unidade de Saúde Familiar da Baixa (Lisboa, Portugal).

Exerceu funções de Colaborador do Departamento de Cultura, Desportivo e Recreativo do Núcleo de Estudantes de Medicina (NEM) da Faculdade de Coimbra e realizou Voluntariado Internacional na cidade da Praia (Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde) no âmbito do Departamento de Direitos Humanos e Paz. Participou, ainda, em três edições do Jornal Anemia do NEM como autora de três Grandes Reportagens.

É coautora do livro “Manual de Plantas Medicinais – Bases Farmacológicas e Clínicas” Ed. Dinalivro (2017).

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.