Alexandre de Deus Monteiro

Filho de Júlio de Deus Monteiro e de Maria Lopes da Silva, Alexandre de Deus Monteiro nasceu na localidade de Gamboa, na região de Chão de Tanque, Concelho de Santa Catarina, Ilha de Santiago, República de Cabo Verde.

Aos 14 anos entrou na Escola Agro-Pecuária de São Jorge dos Orgãos, na Ilha de Santiago.

Em 1968, começa a trabalhar para o Estado como capataz agrícola.

Em 1971, emigra para Portugal e começa a trabalhar num Departamento ligado à emigração, ao mesmo tempo estudando à noite na Escola Técnica e Comercial em Lisboa.

Em 1979, fez um curso de criminologia na Escola da Polícia Judiciária portuguesa.

Em 1985, chega a Leon, via Galiza (Espanha), com o objectivo de frequentar um curso de cinema e conclui um curso de vídeo e cinema organizado pela Câmara de Ponferrada.

Em 1986, começa a trabalhar na fábrica de telha e ladrilho de Ponferrada, em Bembibre, e funda, junto dos imigrantes cabo-verdianos de Bierzo e Laciana, a  associação cultural "Amílcar Cabral".

Em 1987, regressa a Galiza e funda a associação cultural " Tabanka", de apoio aos imigrantes cabo-verdianos de Burela e frequenta uma pequena formação de marinheiro, complementando-a com um curso de patrão de pesca litoral, depois de ter trabalhado durante algum tempo como marinheiro.

Em 1989, organiza uma acção de cooperação na área da pesca industrial denominada "Palangre de Superfice e de Profundidade" entre dois armadores burelenses e o Instituto Geral das Pescas de Cabo Verde e destinada aos marinheiros da empresa pública cabo-verdiana Pescave, sediada na ilha de São Vicente.

Em 1989, chega a Zaragoza e começa a trabalhar numa empresa de construção civil, aproveitando essa estadia para escrever uma crónica intitulada "Caminhando Sobre as Brasas" e o romance " Filho de um Deus Maior ".

Em 1994, emigra para a Suíça, faz um curso intensivo de língua francesa, trabalhando depois em áreas como a vinha e a construção civil.

Em 2011, conclui uma formação online em comércio internacional com EENI GLOBAL BUSINESS SCOOLS.L– TARRAGONA.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.