Alexandre Ferreira de Almeida

Alexandre Ferreira de Almeida, nascido a 21 de maio de 1996, no Porto, desde cedo revelou aptidão e interesse pelas disciplinas mais exigentes do ponto de vista da leitura, da escrita e da oralidade. Este fator acabou por contribuir em forte medida para o seu ingresso no curso de ensino secundário de Línguas e Humanidades, que concluiu no ano de 2014 na condição de melhor aluno. Foi neste período que começou a exteriorizar o seu gosto pela literatura, nomeadamente através da participação em diversos concursos, como o Prémio Literário de José Estêvão, que venceu em 2013 e no qual obteve uma menção honrosa em 2014, sob a modalidade de conto.

Alexandre começou, também, a utilizar as palavras como meio de pugnar pelos direitos das pessoas com deficiência, vencendo um Concurso de Literatura da Câmara Municipal de Aveiro sob o tema “Acessibilidade e Mobilidade para Todos”, na modalidade de poesia. Ainda neste âmbito, viu dois dos seus ensaios merecerem menções honrosas nas edições de 2013 e de 2015 do Prémio Onkyo Braille. Desta forma, Alexandre foi desenvolvendo um espírito crítico e uma consciência política que lhe alargaram os horizontes, sendo resultado direto disto a sua participação com um dos ensaios vencedores no Prémio 25 de Abril: O Futuro da Democracia em Portugal e na Europa.

Fora do contexto literário, e a par da frequência da licenciatura em Direito, Alexandre integra atualmente a equipa de Goalball do Castêlo da Maia, bem como a Seleção Nacional de Goalball. Encontra-se, ainda, a colaborar ativamente com a companhia italiana Corpoceleste no projeto internacional de teatro AURORA.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.