António Inácio Correia Nogueira

O autor nasceu em Coimbra, tem 73 anos e está aposentado. É licenciado em Ciências Físico-Químicas, mestre em Ciências da Educação e doutor em Sociologia. Foi professor do Ensino Secundário e do Ensino Superior. Foi formador de formadores de metodologias ligadas à Educação Permanente e à Educação de Adultos. Desenvolveu projectos incidentes em práticas pedagógicas não formais e informais de âmbito socioeducativo e cultural. Foi sócio fundador e dirigente de diversas associações ligadas à problemática, sendo de salientar a Associação Portuguesa Para a Cultura e Educação Permanente.

            Cumpriu o Serviço Militar Obrigatório na Guiné e em Angola. Foi Comandante da Companhia de Cavalaria nº 3487.

            No campo editorial destaca-se a publicação de artigos em revistas e jornais de âmbito internacional, nacional e regional.

É autor e co-autor de diversos livros, nomeadamente: Primeiro Congresso Nacional de Educação de Adultos (Coimbra: APECEP, 1980); Química Analítica (Porto: Edições Afrontamento, 1983); Formar Hoje Educar Amanhã (Coimbra: Livraria Almedina, 1990); Formação Contínua de Professores. Um Estudo. Um Roteiro (Coimbra: Livraria Almedina, 1990); Para Uma Educação Permanente à Roda da Vida (Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1997); Cavaleiros do Maiombe (Coimbra: Edição do Autor, 2004); Praia do Pedrógão: Lugares, Gentes e Memórias (Leiria: Edições Magno, 2006); Contextos Educativos Não Formais: Reconhecimento, Valorização e Capacidade Motivacional (Lisboa: Direcção-Geral de Formação Vocacional, 2007) [e-book]; Santa Cruz: Um Café Com História (Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, 2007); No Colo da Memória se Escreveu Amoreiras do Mondego (Coimbra: Edição do Autor, 2009); Faz parte da Antologia da Memória Poética da Guerra Colonial (Porto: Edições Afrontamento, 2011); Faz parte do Projecto Trilhos sobre a Guerra Colonial da Associação Tchiweka Lúcio Lara (Luanda: Projecto Trilhos, 2015); Faz parte da Antologia de Poesia Contemporânea (Lisboa: Editora Chiado, 2016)

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.