António J. Robalo dos Santos

O autor é inspector do trabalho da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) desde Março de 2009, exercendo actualmente, desde Janeiro de 2013, as funções de Subinspector-geral da ACT.

Possui larga experiência empresarial, tendo desempenhado funções de responsabilidade em diferentes áreas (comercial, financeira, administrativa, e de controlo de gestão) de várias empresas nacionais e multinacionais, de que se podem destacar Adecco, Avis FleetServices (Grupo General Electric), Betecna (ReadymixGroupplc e Lafarge Copée), Grupo Compta e Lusocede.

Em paralelo, exerceu também funções docentes no ensino superior e desenvolveu intensa actividade de consultoria e de formação de quadros, em diversas áreas da gestão, sobretudo em Finanças e Estratégia.

É doutorado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Gestão, pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e é mestre em Gestão, na especialidade de Estratégia e Planeamento, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa (UL). Tem também um MBA e uma licenciatura em Gestão de Empresas, com especialização em Finanças, pelo ISEG da UL, detendo ainda uma pós-graduação em Segurança e Higiene do Trabalho, pelo Instituto Superior de Educação e Ciências.

É também autor das seguintes obras:

Trabalho não declarado e fenómenos conexos, Escolar Editora, 2013 (ISBN: 978-972-592-391-7);

Gestão Estratégica — Conceitos, Modelos e Instrumentos, Escolar Editora, 2008 (ISBN: 978-972-592-229-3);

Gestão de Frotas — O Outsourcing como Alternativa Estratégica, Colecção Textos de Gestão, Texto Editora, 1999 (ISBN: 978–972–47–1402–8);

Outsourcing e Flexibilidade — Uma Ferramenta de Gestão para o Século XXI, Colecção Textos de Gestão, Texto Editora, 1998 (ISBN: 978–972–47–1269–7).

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.