António José Fernandes

António José Fernandes, natural de Múrias – Mirandela (1942), é Professor Catedrático da Universidade do Minho (aposentado)  e da Universidade Lusófona do Porto (em  exercício). Licenciou-se em Ciências Sociais e Políticas, em 1974; doutorou-se em Ciência Política pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1984; e realizou, na Universidade do Minho, as Provas de Agregação nos domínios da Ciência Política e do Direito Político, em 1993.

        Ex-membro do Parlamento Europeu (1986-1987), foi titular de uma Chaire (Cátedra) d’Études Européenes, ao abrigo da Action Jean Monnet (1991-1998. Dirigiu o Mestrado em Estudos Europeus, na Universidade do Minho, o Mestrado em Relações Económicas Internacionais, na UNIVALI (Brasil) e na Universidade do Minho, e o Mestrado em Integração Europeia e Economia Internacional, na Universidade Lusófona do Porto, bem como o Curso de Doutoramento em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais, nesta última Universidade. E, desde Janeiro de 2001 a Outubro de 2007, foi Reitor da Universidade Moderna do Porto, primeiro, e da Universidade Lusófona do Porto, a partir de Setembro de 2005.

        Desde que concluiu a licenciatura, tem-se dedicado à investigação nos domínios da Ciência Política, do Direito Político e das Relações Internacionais, tendo publicado vários artigos em revistas portuguesas e estrangeiras e mais de duas dezenas de livros, dos quais se mencionam cinco dos mais recentes:

          Introdução à Ciência Política: Teorias, Métodos e Temáticas, Porto Editora, 1995, 2008, 2010 e 2014.

        Relações Internacionais Contemporâneas, Editora da UNIVALI (Brasil), 1998.

        União Europeia e Mercosul: Dois Processos de Integração, Braga, Universidade do Minho, 1998, e Ed. da UNIVALI, 2000.

        Direitos Humanos e Cidadania Europeia: Fundamentos e Dimensões, Coimbra, Liv. Almedina, 2004.

        Conflitos e Paz Mundial: A Importância da  ONU, Lisboa, Quid Juris? Editora, 2011.  

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.