António José Pereira da Costa

António José Pereira da Costa nasceu na Amadora e é coronel de Artilharia reformado, tendo terminado a sua carreira activa, como Director da Biblioteca do Exército, em Dezembro de 2011. Considera que o seu embarque para a Guiné, em Janeiro de 1968, com vinte anos de idade, marca o início da sua vida como operacional. Regressado a Lisboa exactamente um ano depois, volta a embarcar, em Maio de 1971, regressando à então Metrópole, em Agosto de 1973.

Este livro expõe as memórias que guarda de cerca de cinco anos da sua vida de militar profissional, dos quais trinta e oito meses decorreram “no TO daquela PU”. A par disso e passados que foram mais de quarenta anos sobre o fim da guerra, tece considerações acerca do modo como funcionava o País e o Exército, antes do início das hostilidades, e sobre as consequências que advieram do que se passou na Guiné entre 1963 e 1974.

Nos últimos anos da sua carreira profissional e já depois de reformado, tem vindo a realizar trabalhos de investigação no âmbito da História Militar de Portugal, individualmente ou em colaboração. Dessa actividade resultaram livros, conferências e textos dispersos.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.