Associação Cristóvão Colon

No dia 20 de Maio de 2008 foi formalmente constituída a Associação Cristovão Colon, com sede na vila de Cuba e objectivo de “Defender, por todos os meios legítimos, a nível mundial, a Portugalidade do navegador Cristóvão Colon, promovendo a divulgação dos respectivos factos históricos”.O dia 20 de Maio tem um forte carácter simbólico pois foi a data da morte do Almirante Colon, no ano de 1506 na cidade de Valladolid. Em 2011 a ACC concretizou, em parceria com a Câmara Municipal de Cuba, a criação do Centro Cristóvão Colon, recentemente relocalizado no centro da vila.

Carlos Calado nasceu na vila de Cuba, Alentejo e foi no Liceu de Beja que um professor de História lhe despertou o interesse pelo tema das origens do “Descobridor da América”.Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pelo IST. Em 2001 fundou o Núcleo de Amigos da Cuba e começou a divulgar aspectos polémicos da história do “Descobridor da América”, na internet, nos media e em conferências. Pelo NAC foi dinamizador da inauguração do monumento a Cristóvão Colon em 2006 e também da inédita estreia do filme “Cristóvão Colombo – O Enigma” de Manoel de Oliveira, na sua terra. Em 2008 foi um dos Membros Fundadores da Associação Cristóvão Colon de que é Presidente da Direcção. Publicou o artigo “Cascais, abrigo de Cristóvão Colon” na obra colectiva «Arquivo de Cascais – história, memória, património».

É Académico Honorário da Academia Portuguesa da História e membro do Centro de Investigação Prof. Dr. Joaquim Veríssimo Serrão.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.