J. R. Guedes de Oliveira

J. R. Guedes de Oliveira

JOSÉ ROBERTO GUEDES DE OLIVEIRA, nascido no dia 12 de dezembro de 1944, na cidade de Capivari, Estado de São Paulo. Filho de José Guedes de Oliveira e Alice Meneghesso Guedes. Fez os seus estudos primários no Grupo Escolar “Augusto Castanho” (hoje, Escola Municipal Augusto Castanho). Inicia seus estudos secundários na Escola Técnica de Comércio, em 1961. Em 1964 assume a presidência do então fundado Grêmio Estudantil 10 de Julho, do mesmo estabelecimento de ensino. Em 1967 forma-se como Técnico de Contabilidade. Por volta de 1971 muda-se para Indaiatuba.. No campo da poesia, participou de vários concursos, obtendo menção honrosa: Centenário Santos Dumont (Ministério da Aeronáutica), Biblioteca de Sousas-SP, Prefeitura Municipal de Itajaí-SC, Biblioteca de Lençóis Paulista-SP, Biblioteca Municipal de Capivari e outras. Foi vencedor do 1O.
concurso sobre “A Vida e Obra de Rodrigues de Abreu”, evento ocorrido em 1978, em Capivari. Prêmio Emílio Castelar Personalidade 2008 -, Madrid, Espanha e 1º.
Colocado no Prêmio Internacional de Poesia pela Paz – 2010, Bogotá, Colômbia. De 1976 a 1979 foi professor da Escola de 2o. Grau Candelária, em Indaiatuba. Em 1981 realizou o curso de Extensão Universitária (Ensino a Distância), de “Introdução à Ciência Política”, pela Universidade de Brasília. É Bacharel em Direito pela FADITU – Faculdade de Direito de Itu e Pós-Graduado em Direito Ambiental pela mesma instituição; foi Aluno Especial do Instituto de Geociências da Unicamp (2003); é Pós-Graduado em Especialização de Economia do Trabalho e Sindicalismo (2004), pelo Instituto de Economia da Unicamp. É Representante da Comunidade Negra da Espanha no Brasil. Tem realizado constantes palestras sobre Rodrigues de Abreu e Tarsila do Amaral, Octavio Brandão em cidades como Capivari, Bauru, Campos do Jordão, São Paulo, Hortolândia, Indaiatuba, Viçosa (AL), Maceió (AL) e outros., bem como sobre Direito Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental, Secundário e Faculdades. Casado com a Prof. Ana Maria Rodrigues de Oliveira, tem três filhos: Josevaldo, Maria Fernanda e Marília.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.