João Boavida

O João Boavida nasceu a 5/11/51, em Lisboa

É casado, tem quatro filhos, seis netos e está à espera de mais um.

Morou em Lisboa até 1978, mudando-se posteriormente para a Costa da Caparica, onde actualmente reside, para ficar perto do mar.

Estudou nos Colégios S. João de Brito, Padre Manuel Bernardes, e Académico. Frequentou Medicina, até o 3º ano, interrompendo o curso para prestar serviço militar, em 1974. Retomou os estudos na Faculdade de Ciências de Lisboa, no curso de Biologia Marítima. Chegou a trabalhar nesta área no Aquário Vasco da Gama, como conservador da colecção oceanográfica do Rei D. Carlos, e no antigo Instituto Nacional de Investigação das Pescas. Fez parte da Comissão Científica da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, representando-a no Congresso da C.M.A.S.

Enveredou, contudo, pela carreira comercial.

A vontade de escrever esteve sempre presente, e manifestou-se através da publicação de vários artigos técnicos e alguns contos, em revistas, nomeadamente Calibre12, Surf Portugal, Mundo da Pesca, Pesca e Companhia. Escreveu o capítulo sobre a Costa da Caparica, no livro História do Surf em Portugal, e participou, com o conto “A Noite da Bruxa”, numa Colectânea Literária Cinegética, publicada em 2014.

É contra o acordo ortográfico...

Foi pioneiro do Surf na Costa da Caparica; representou Portugal nas selecções nacionais de Tiro com Arco e Caça Submarina. Continua a praticar desporto...

É um apaixonado pela zona da raia, nomeadamente Baixo Alentejo, Moura, Amareleja, onde vai regularmente caçar e visitar amigos. Partilha, assim, o seu tempo entre a Caça e a Pesca, o Surf, e a família. Gosta muito de música...anos sessenta, setenta e oitenta; rock, country, bluegrass, música clássica também. Canta... só para os amigos.

Decidiu publicar o seu primeiro romance, Beatriz, história passada entre Lisboa e a zona de Moura, e que não é mais do que a transcrição duma mistura de vivências e ficção: resultado do que viu e do que sente, e daquilo que acredita que poderia ter acontecido.

Está a ultimar uma antologia de contos de caça, que será publicada em breve.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.