José da Costa Oliveira

José da Costa Oliveira nasceu em 1945 num pequeno e isolado lugar da freguesia de Refojos do concelho de Cabeceiras de Basto. Vivia-se a crise do final da segunda guerra mundial. Foi o primogénito de um casal de agricultores de parcos recursos que viria a ter mais quatro filhos. Terminada a quarta classe que, apesar das dificuldades dos pais, fizera com distinção, passou toda a sua adolescência, e parte da juventude, exercendo a actividade de pastor e trabalhador agrícola.

Iniciou os estudos liceais quando tinha 22 anos e cumpria o serviço militar obrigatório. Aos 34 anos, já a trabalhar numa reputada entidade bancária, licenciou-se em Economia pela Universidade do Porto. Aos 55 anos fez uma Pós-Graduação em Finanças, também na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Tem trabalhado como Economista em quase todos os sectores de actividade, desde a banca ao sector associativo, passando por indústrias como a metalúrgica, a têxtil e a da construção civil e obras públicas. Actualmente, exerce a actividade de consultoria económica e financeira em regime de profissão liberal.

Numa atitude de perfeito amadorismo, tem vindo a escrever textos de etiologia diversa, para um jornal desde Setembro de 1998.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.