Manuel da Silva

O meu nome é Manuel da Silva. Nasci no ano de 1949 em Casais do Porto, uma aldeia contígua à vila de Louriçal no concelho de Pombal.

Na ditadura e no império vivi em Mo­çambique onde fui chamado a cumprir o serviço militar obrigatório. Como Al­feres Miliciano acompanhei o ocaso tardio inexorável desse império. Vivi depois, como tantos portugueses, o arranque de um novo tempo democrá­tico, charneira entre duas histórias da mesma História. Acompanhei “in loco” o arranque e os novos tempos de um Moçambique independente fazendo deste país a minha segunda pátria.

Vivi em Moçambique 20 anos e em Macau 30 anos.

Sou Engenheiro Eletrotécnico (UC) e Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros.

Como português, jamais vou olvidar ou apagar a História que testemunhei. E por a ter testemunhado não deixarei de dar em cada dia um passo com as glórias que me honram e os fracassos pelos quais me responsabilizei, procurando hoje construir coesões e inclusões e combater as intolerâncias pessoais ou sociais.

Arrumei as minhas ideias e tranquilizei a minha consciência a partir do dis­curso de Sua Exa. o Senhor Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa no dia 25 de Abril de 2021 “Não há nem nunca houve um Portugal perfeito”.

 

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.