
Manuel da Silva
O meu nome é Manuel da Silva. Nasci no ano de 1949 em Casais do Porto, uma aldeia contígua à vila de Louriçal no concelho de Pombal.
Na ditadura e no império vivi em Moçambique onde fui chamado a cumprir o serviço militar obrigatório. Como Alferes Miliciano acompanhei o ocaso tardio inexorável desse império. Vivi depois, como tantos portugueses, o arranque de um novo tempo democrático, charneira entre duas histórias da mesma História. Acompanhei “in loco” o arranque e os novos tempos de um Moçambique independente fazendo deste país a minha segunda pátria.
Vivi em Moçambique 20 anos e em Macau 30 anos.
Sou Engenheiro Eletrotécnico (UC) e Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros.
Como português, jamais vou olvidar ou apagar a História que testemunhei. E por a ter testemunhado não deixarei de dar em cada dia um passo com as glórias que me honram e os fracassos pelos quais me responsabilizei, procurando hoje construir coesões e inclusões e combater as intolerâncias pessoais ou sociais.
Arrumei as minhas ideias e tranquilizei a minha consciência a partir do discurso de Sua Exa. o Senhor Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa no dia 25 de Abril de 2021 “Não há nem nunca houve um Portugal perfeito”.