Manuel Geada

MANUEL LUIZ DE CARVALHO GEADA é professor de psicologia, jubilado, da Universidade de Lisboa. Iniciou os seus estudos universitários na área da filosofia com trabalhos ensaísticos sobre a ética taoísta, Parménides, Aristóteles e de antropologia filosófica. Em 1980 licenciou‑se em psicologia tendo‑se doutorado em psicologia clinica pela Universidade de Lisboa em 1993. Tem vários estudos publicados nesta área em revistas da especialidade e em capítulos de livros. Participou regularmente com comunicações e posters em vários congressos de psicologia clinica e da saúde, nacionais e internacionais. Foi membro do International Council of Psychologist e, desde 1987,éInternational Affiliate of The American Psychological Association.

Na área da psicohistória, escreveu em 1983 o ensaio “A fenomenologia grupal do Sebastianismo” baseado numa intervenção oral na conferência sobre o tema, organizada pelo Prof. Amaral Dias, nesse ano, na Fundação Calouste Gulbenkian. Recentemente voltou aos estudos psicohistóricos com dois trabalhos de história regional em que foi co‑autor com Maria da Conceição Geada, publicados na revista Nova Augusta em 2014 e 2015.

Depois da presente psicobiografia de Eca de Queiroz o autor tem em preparacão as psicobiografias de dois outros “Vencidos da Vida”: Bernardo Pinheiro de Mello (conde de Arnoso) e Joaquim Pedro de Oliveira Martins.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.