MAPONE

MAPONE– é o pseudónimo de Manuel Poças das Neves, natural de Reguengo do Fétal, onde nasceu nos alvores da Primavera de 1931. Com ele tem assinado todos os livros e encetado vastas colaboração em jornais e revistas, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Fundou e dirigiu durante dez anos «O Jornal do Reguengo» e foi director-adjunto de «O Compadre Alentejano», que se publicou em Vila Viçosa após a revolução de 25 de Abril de 1974.

Membro da direção do Grémio Nacional da Imprensa Não Diária, actual AIND, para o triénio de 1975-1973.

Secretário-Geral da Região de Turismo de Leiria, durante dez anos (1993-1983).

Presidente da A. Geral da Casa do Povo do Reguengo do Fétal, por doze anos.

Responsável pela administração e promoção das Grutas de Mira de Aire, desde a sua abertura para o Turismo em 1974 até 1996, data em que atingiu a idade da reforma.

Possui Carteira de Jornalista de Turismo, concedida pelo European Federation of the Associations of Tourism; filiado na Associaзгo de Jornalistas Portugueses de Turismo e na Fйdйration Internacionale des Journalistes et Escrivains du Tourisme, credenciado pela UNESCO e, na Portuguese Association of Sports Writers.

Confrade e co-fundador das Confrarias Gastronómicas do Minho (Viana do Castelo), da Morcela de Arroz da Alta Estremadura (Leiria) e Confrade de Mérito da Confraria Gastronómica Panela ao Lume (Guimarães), ter-se interessado particularmente por assuntos ligados à gastronomia e à culinária, com vasta colaboração dispersa em publicações periódicas e publicado livros da especialidade, fruto das suas investigações, colaborando em seminários e simpósios com apresentação de comunicações.

Em 1993, foi agraciado com a Medalha da Ordem da Lieber Augustin (Áustria);

Em 14 de Agosto de 1997 com a Medalha de Mérito Municipal (Prata) do Concelho da Batalha;

Em 9 de Junho de 2005, com a Medalha de Mérito Municipal (Prata) do Concelho do Fundão.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.