Marcos Kawall

Na sua trajetória, o escritor paulistano e também fotografo Marcos Kawall sempre explora a oportunidade de alternar o realismo documental que a fotografia possibilita e a sua faceta literária que reinventa o que capta nas suas andanças pelo interior do Brasil, como neste livro Fazendo o que aqui?

Com 12 anos de idade o autor cursou fotografia no Foto-Cine Bandeirantes. Ainda com o olhar ingênuo de um menino, fez seus primeiros ensaios fotográficos durante as viagens de férias.

Em 1979, quando cursava veterinária na Universidade Rural do Rio de Janeiro idealizou e foi roteirista/diretor do documentário Extremo Norte, rodado do Amapá, abordando culturas e costumes do estado tendo como cenário a rica diversidade da paisagem amazônica.

No final da década de 80, com enfoque no fotojornalismo e dentro da redação da Folha de S. Paulo, teve a sua primeira experiência profissional com a escrita. No caderno Agrofolha fez reportagens assinando textos e fotos pautadas nos temas: natureza e agropecuária.

Marcos com muito carinho lembra quando conheceu a singeleza de Pena Branca e Xavantino, durante a sessão de fotos feitas dos manos para a capa de disco da dupla no início dos anos 90.

Desde 1996 trabalha na área ambiental produzindo conteúdo para publicações de Educação Ambiental e Divulgação Científica. Em 2006, foi autor e coordenador do livro “Fauna Silvestre: quem são e onde habitam os animais na metrópole paulistana”, obra com textos, fotografias e ilustrações, que surpreende o leitor com a rica biodiversidade da capital paulista.

Em 2011, foi autor dos diálogos e das fotos da cartilha Bugio na Mata: a Natureza Agradece, esse gibi/fotonovela é instrumento de sensibilização para valores ambientais na preservação da natureza em escolas e comunidades. Trabalho premiado no Simpósio Internacional de Educação para a Conservação, realizado no Zoológico de São Paulo

No ano de 2014, foi um autores do roteiro do vídeo Voando com as Aves da Cidade. Esse material educativo é utilizado em palestras e cursos que incentivam o cidadão a pratica de Observação de Aves.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.