Rui de Sousa Louro

 Arquiteto, urbanista, tripulante de aeronaves, paraquedista, aspirante a oficial miliciano de engenharia, professor, Rui Sousa Louro, nas­ceu em Castro Verde, Comarca de Ourique,­Distrito e Diocese de Beja a 13/ 01/ 1947.

Licenciou-se em Arquitetura pela Escola Supe­rior de Belas Artes do Porto a 13/06/1975.

Inscrito na OAP (Ordem dos Arquitetos Portu­gueses). Membro Efetivo da AUP(Associação dos Urbanistas Portugueses).

Obteve a Licença de Tripulante de Aeronaves (Private Pilote Licence-Aeroplanes) a 22 de Novembro de 1966.

Obteve a Licença Aeronáutica de Paraquedista (Parachutist Licence) a 28/08/71.

Incorporado no Serviço Militar em 03/09/1975, como Aspirante a Oficial Miliciano de Enge­nharia prestou serviço, durante14 meses como Arquiteto na Delegação de Serviço de Fortifi­cações e Obras Militares da Região Militar do Norte, vindo a merecer Louvor por proposta do Chefe dessa delegação.

Foi sócio fundador da CEAPE (Cooperativa de Estudos de Arquitetura Planeamento e Enge­nharia) onde exerceu funções de Arquiteto Co­ordenador sendo autor de numerosos trabalhos de Arquitetura e Urbanismo. Como arquiteto, além do exercício da profis­são liberal, prestou serviço como arquiteto de 1ª classe na Câmara Municipal de Braga e na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. É nomeado Chefe da Divisão de Planeamento Urbanístico do Departamento de Urbanismo e Habitação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Participou como Jurado em vários Concursos Internacionais de Arquitetura e Urbanismo de 1992 a 2002.

Como docente lecionou disciplinas dos Cursos Gerais de Construção Civil e de Aperfeiçoa­mento de Carpinteiros-Marceneiros e Curso Especial de desenhadores, na Escola Industrial e Comercial de Gondomar. Lecionou em vários anos disciplinas de Desenho e Educação Visu­al nas Escolas Secundárias Clara de Resende, Rio Tinto e Alberto Sampaio. No âmbito das Ações de Formação do Fundo Social Europeu, organizadas pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, lecionou dis­ciplinas de Desenho dos Cursos de Formação de Carpinteiros, e de Design do Curso de For­mação de Desenhadores. Lecionou o Módulo de Urbanismo do Curso de Desenho de Cons­trução Civil organizado pela AIM – Associação Industrial do Minho.

Reside atualmente nas Residências Seniores Conde das Devesas, Rua Particular às Árvores nº96 em Vila Nova de Gaia.

V. N. Gaia, Fevereiro de 2021

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.