Urem Costa

Urem Costa nasceu em Cafatche no sector de Cubucaré/Bedanda, região de Tombali, sul da Guiné-Bissau a 8 de março de 1987. Contudo, foi oficialmente registado como natural de Canchungo, como facilidade para ingressar no Liceu Nacional Kwame N’Krumah. Filho biológico de Tomás Urem da Costa e de Helena Util. Todavia, no registo carrega o nome da outra mãe, Segunda da Silva, a madrasta.

Aos 10 anos de idade, começou o ensino primário em Escola de Cabante no ano letivo 1996/1997, a aldeia situada aproximadamente a 5 km de Cafatche. Com a inexistência dos meios de transportes em Cubucaré, era obrigado a andar essa distância para atender às aulas. Esse percurso repetia-se durante dois anos, quando estudava primeira e segunda classes. Ficou dois anos fora da escola, 1999 e 2000, por não ter terceira classe nessa tabanca.

Em 2000/2001, matriculou-se na Escola Comunitária de Catchamba, situada a uma distância de aproximadamente 8 km, os quais percorria para assistir às aulas. Insistentemente, fez o mesmo percurso até concluir sexto ano em 2003/2004. Após concluir, portanto, mudou-se para Bissau, a capital do país com o propósito de terminar o ensino liceal, concluído em 2011.

Em 2012, conseguiu bolsa de estudo para o Brasil, onde cursou Letras – Língua Portuguesa pela Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB, pela qual recebeu o título de licenciado em 2017.

Após a licenciatura, regressou à Guiné-Bissau onde trabalhou na Fundação Fé e Cooperação – uma organização não-governamental para o desenvolvimento –, actuando como formador de professores de Língua Portuguesa do Ensino Básico. No mesmo período, exerceu a função de professor de Língua Portuguesa na Cooperativa Escolar São José de Jericó. Também professor da Educação de Infância no Instituto Politécnico Nova Esperança (IP9).

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.