A Pessoa, Um Ser-Com e para o Outro
€12,00   Papel €3,00   Ebook

A Pessoa, Um Ser-Com e para o Outro

Sinopse

Entendemos a creche como um contexto de constante comunicação, de relações sociais e pessoais; capaz de permitir à criança, através de condições favoráveis, um desenvolvimento emocional, físico, cognitivo e social. Neste contexto deverá estar implícita a ideia de prolongamento da casa, da família, da continuidade de cuidados prestados pela família à criança, favorecendo entre outras a satisfação das necessidades emocionais básicas de intimidade, atenção, aceitação, descoberta, desenvolvimento da auto-estima e formação do «eu» em relação com o outro.

A qualidade das relações afectivas depende do comportamento do adulto em interacção, da sua sensibilidade, capacidade de resposta, envolvimento emotivo e autenticidade. Quando o adulto não reconhece no outro um seu semelhante, dificilmente este outro conseguirá extrair o máximo proveito do encontro com o seu mundo.

Porque acreditamos que o momento do cuidado depende da percepção e conhecimentos de alguém em relação às necessidades do outro, da sua disponibilidade e do seu envolvimento com esse outro, pretendemos com o nosso estudo perceber qual o “lugar pedagógico” dos cuidados quotidianos na creche, para as educadoras em estudo e entender o significado e importância destes cuidados, segundo o ponto de vista das mesmas educadoras.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.