Bereshit - O livro de gênesis
€17,00   Papel €3,00   Ebook

Bereshit - O livro de gênesis

Sinopse

Uma abordagem da História bíblica contida no livro de Gênesis por uma perspectiva que contempla a criação de Deus e suas ações com vistas à restauração da felicidade humana plena perdida no Éden, que só pode ser encontrada em Cristo Jesus. Os meios, os instrumentos, os personagens, o pano de fundo dos acontecimentos; tudo concorre, em toda maneira, para esse fim.

Os nomes de Deus; a fé bíblica e a ciência; o pensamento teológico moderno; desafios à fé; as alianças de Deus com o homem; as dispensações, são temas que antecedem a abordagem do texto do Gênesis propriamente, constituindo um panorama precioso destes assuntos que são de grande importância na construção do intelecto cristão. Na abordagem do texto bíblico, o senso constante da presença divina na narrativa envolve o leitor numa expectativa de bênção que permeia a história e a vida dos personagens do princípio ao fim.

O termo hebraico traduzido em nosso idioma por Gênesis, significando origem ou começo, é bereshit. Mas, bereshit, no sentido que expressa, princípio, tem o significado de encabeçar; e, de fato, este livro encabeça não somente a Torá, que é o principal de todo o corpo da literatura religiosa do judaísmo, como também toda a Bíblia.  A palavra tem três componentes: be (em), resh (cabeça), it (desinência que dá um sentido abstrato à palavra que termina). Assim, embora signifique, num sentido concreto, encabeçar, dar início, bereshit sugere também em toda a gênese a presença de um mistério que não pode ser dissipado.

 

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.