EMBAIXADOR MÁRIO DUARTE - (Mário de Faria e Melo Ferreira Duarte) - O DIPLOMATA DESPORTISTA
€16,00   Papel €5,00   Ebook

EMBAIXADOR MÁRIO DUARTE - (Mário de Faria e Melo Ferreira Duarte) - O DIPLOMATA DESPORTISTA

Sinopse

O Embaixador Mário Duarte, filho de Mário Duarte, pioneiro do Desporto em Portugal e considerado o “sportsman mais completo de Portugal” em 1905, enquanto desportista foi um dos fundadores do C.F. “Os Belenenses”, onde jogou, depois de ter defendido as balizas do Sporting Clube de Portugal e do Clube dos Galitos de Aveiro. Campeão de Pólo Aquático pelo Algés e Dafundo, de ténis e de atletismo em saltos e velocidade pelo Académico do Porto, sempre entendeu o Desporto como uma escola de virtudes. Praticou quase todas as modalidades da sua época.

Como diplomata, em Berlim durante a II Guerra, viu a sua casa e a Legação portuguesa completamente arrasadas pelas bombas incendiárias, acompanhou a libertação da infanta Adelaide de Bragança, presa pela Gestapo e condenada à morte e foi o Encarregado da Defesa dos Interesses dos Cidadãos Brasileiros na Alemanha, Áustria e Polónia.

Em Havana defende Eça de Queirós enquanto Cônsul em 1873, na luta da escravatura chinesa em Cuba. Foi no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro que casou Amália Rodrigues. Tido como diplomata exemplar, teve amigos como Hemingway, Gago Coutinho, Bento de Jesus Caraça, Vitorino Nemésio e tantos outros que foi granjeando pelos postos por onde passou: La Guardia, Trinidad, Berlim, Havana, Pernambuco, Marselha, Hamburgo, Madrid, Santiago do Chile, Rio de Janeiro e México, onde sofreu um atentado em que ele próprio dominou o facínora.

 

 

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.