Memórias de Pomarchão
€13,00   Papel €5,00   Ebook

Memórias de Pomarchão

Sinopse

Quando o Sr. Frederico Villar, proprietário da Casa de Pomarchão em Ponte de Lima, me deu a conhecer o interior do solar que habitava e cuja posse na sua família remonta ao século XVI, à medida que eu observava as peças expostas, ia ouvindo as suas explicações: aquele é o retrato da minha mãe e da minha tia..., este é o brasão da minha família..., passávamos aqui as férias de verão..., já várias pessoas escreveram sobre a casa, por ser um edifício classi cado e porque o meu antepassado que no século XVIII, mandou edi car a capela, a torre e a varanda, foi bispo de Luanda e posteriormente do Rio de Janeiro...

Enquanto o escutava, o meu interesse e curiosidade aumentavam e, após o nal da visita ao admirar o solar, dei por mim a pensar nas pessoas que ali viveram, deixando memórias das suas vidas entranhadas naquelas paredes. Recordei uma frase dita pelo proprietário..., já várias pessoas escreveram sobre a casa... e surgiu- me então a pergunta: «E sobre as pessoas, alguém escreveu sobre as pessoas que nela habitaram ou habitam?» Essa questão fez nascer a ideia de escrever sobre as pessoas de Pomarchão, através das lembranças que o Sr. Frederico Villar guardava das férias de verão da sua infância passadas naquele local. A sugestão foi bem acolhida, tendo surgido assim esta narrativa, que decorre no verão de 1948 e onde Frederico Villar então com 10 anos, assume o papel de narrador e personagem principal.

A história tem como cenário uma região que, pela sua cultura, beleza e património, merece ser evocada e é também uma homenagem aos homens e mulheres que, ao longo do tempo, zeram dela aquilo que é.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.