Música nas Cidades
€17,00   Papel €5,00   Ebook

Música nas Cidades

Sinopse

Música nas Cidades, Sons do Mundo é uma rota pelas músicas urbanas do mundo, das mais notórias e trauteadas às mais remotas e ameaçadas, e procura em histórias os segredos e as emoções que cada cidade teve ou tem ainda para contar com os seus estilos musicais ou os instrumentos que depurou e soube cultivar.

As músicas criadas em cada cidade são o reflexo social e emocional das suas fantasias, como agregados que são com memórias e inteligência coletiva. E muitos sons que conhecemos só se criaram porque antes

existiram as cidades que os originaram com todas as suas particularidades e histórias. Umas de imigrações mal acolhidas, outras mais pertencentes à sociologia dos desvios, outras ainda das lendas antigas, dos xamãs, dos ancestrais que ficaram em África ou de religiões minoritárias e dominantes, perseguidas ou imperativas, que sempre quiseram deixar o seu rasto nas almas.

Viajando entre os ritmos klezmere latinos de Nova Iorque e os narcocorridosde Tijuana, com passagens pelos vertiginosos verdialesde Málaga, o crepuscular black metal de Oslo ou as toadas hipnóticas do mbirade Harare, o livro é uma andança dos sentidos e uma procura de novos ângulos, alguns bastante côncavos, de ver as músicas do mundo. E é também a demonstração não procurada de que o fenómeno da globalização, longe de ter trazido a homogeneização e a convergência das diferentes castas musicais, veio antes estimular as músicas étnicas e acordar algumas melopeias urbanas que se encontravam em letargia, despertando também sentimentos de identidade em hibernação, de pertença e, tantas vezes, de orgulho.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.