O Combate Contra a Corrupção e pela Promoção da Ética em Portugal e no Brasil
€15,00   Papel

O Combate Contra a Corrupção e pela Promoção da Ética em Portugal e no Brasil

Sinopse

Este livro faz uma denúncia contundente dos inúmeros atropelos à ética pública em Portugal e no Brasil. O conflito de interesses, as práticas incompetentes e negligentes e o aprofundamento das desigualdades sociais são uma espécie de degelo do iceberg responsável pelo aumento do nível das águas da corrupção nos diferentes países.

Além da criação de uma Rede Nacional de Ética Pública e de um único organismo de combate à corrupção em Portugal, os autores sugerem a criação de um quociente único universal (quociente cósmico) capaz de avaliar as competências técnicas, emocionais e éticas dos candidatos a cargos públicos ou privados.

O fenómeno da corrupção não atinge só a administração pública, estendendo os seus tentáculos às empresas privadas nacionais e às grandes empresas multinacionais. Ninguém está a salvo da corrupção ou dos seus efeitos corrosivos para a qualidade da democracia.

O combate a este fenómeno complexo deve, segundo os autores, iniciar-se por um amplo e profundo trabalho de educação e promoção da ética nas escolas, nas universidades e nas sociedades. A partir de uma análise aos currículos de diversas universidades portuguesas e brasileiras, os autores constatam que a disciplina de ética não é transversal ao universo das licenciaturas, nem há um critério único e previamente definido sobre a introdução da cadeira de ética nas diversas unidades curriculares.

Este é um livro que procura conciliar a abundante informação política, económica e social com um necessário enquadramento analítico dos comportamentos e condutas éticas dos agentes políticos e económicos.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.