Passado - Presente Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho
€14,00   Papel

Passado - Presente Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho

Sinopse

Soraia Simões nasceu em 1976 na cidade de Coimbra. É uma apaixonada por música e pelas expressões culturais de vários povos do mundo.
O seu estudo e trabalhos incidem na cultura popular e nas práticas musicais de países de expressão portuguesa, especialmente a partir do século XX.
Embora o seu trabalho no terreno se debruce nos agentes culturais e musicais vindos de outros pontos do mundo, migrados em Portugal, tem como objectivo conhecer toda a África, especialmente as suas paisagens sonoras. Tem um gosto especial por Cabo Verde, onde a autora possui família.
Pós-graduada em Estudos de Música Popular pelo Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa no ano de 2012, foi autora, em vários órgãos e edições (locais e sites específicos), de textos diversos na área musical.
Ainda na cidade de Coimbra, frequentou dois anos Antropologia, passou pelos cursos Superior Ciências de Informação e Curso Superior de Medicina Chinesa, de Pedro Choy.
Envolveu-se, ao longo dos últimos três anos, em workshops diversos como: 'Musicoterapia', 'Música e Som”, 'Música com o Corpo' .
Deu aulas na ESTAL (Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa) de 2008 a 2010 - e no Instituto Galeno (no mesmo período). Ao longo do seu percurso, foi convidada para escrever artigo de opinião sobre discos nacionais e contextualização teórica em sites de música.
É autora de um programa, de cariz documental para televisão, sobre música popular em contexto diaspórico e migratório e de um espaço na internet com a mesma génese, de nome “Mural Sonoro.”

'Passado-Presente, Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho' reflecte algumas das suas preocupações e problemáticas, no contexto da prática musical popular de matriz urbana. A multiculturalidade - um dos aspectos mais abordados no seu trabalho - diz "patenteia-se em toda a actividade profissional do músico Paulo de Carvalho". Este trabalho parte de um ciclo de conversas entre a autora e o músico, que ocorreram regularmente entre Fevereiro e Junho de 2012.

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.