Um novo olhar sobre Pedro e Inês é o resultado da leitura desta estória ficcionada sobre um tema, nunca esgotado, da história e do imaginário de Portugal.
Mito e história entrelaçados na realidade e no sonho de todos os homens e mulheres na sua busca da felicidade eterna.
Apresenta uma estrutura baseada na dualidade da vida terrena, homem/mulher; hemisfério direito/esquerdo; realidade/sonho; história/estória; lance direito/lance esquerdo da escadaria do Mosteiro de Alcobaça, a qual, visa facilitar e orientar a sua leitura pelos caminhos diferenciados do romance e da fundamentação histórica.
Relata a estória de Pedro e Inês acrescentando uma nova visão... “Quem conta um conto acrescenta um ponto”.
Encontramos aqui, uma nova forma de ler os acontecimentos, uma nova estória de um dos episódios mais narrados da história de Portugal.
Caminhar no tempo, procurar na terra, desvendar os acontecimentos plasmados num pequeno lugar, decifrar o segredo, eis o percurso que nos irá guiar durante a leitura/consulta deste livro.
Dirigido a todos os que tem alguma curiosidade em relação ao tema, conduz o leitor pelos estudos já realizados sobre o mesmo, permitindo, desta forma, que cada um ficcione o seu próprio romance de uma eterna estória de amor.
Para aqueles que conhecem o tema, fica uma pergunta, um desafio de investigação, fundamentação histórica de acontecimentos perdidos no tempo, mas guardados no céu, porque é Na Eternidade que se escreve a vida.
